No mundo corporativo, ouvimos muito falar-se em código de ética, comportamento ético ou comportamento antiético, em ética nos negócios. Mas exatamente do que as empresas querem falar quando usam essas expressões?
Ética é o estudo da moral, a crítica da moral, a avaliação da moral. Somos éticos quando estudamos uma outra cultura e aprendemos sobre os seus valores, diferentes dos nossos. Somos éticos quando colocamos a cabeça no travesseiro à noite e avaliamos aquilo que fizemos ao longo do dia. Somos éticos quando pensamos sobre o certo e o errado, nosso e dos outros - na nossa cultura e no nosso tempo e em outros tempos e outras culturas. Quando compreendemos que uma dada coisa é certa hoje e não era há cinquenta anos, estamos sendo éticos.
A ética tem assim, essa capacidade de obrigar-nos a olhar compreensivamente as atitudes nossas e de outras pessoas, a tolerar as diferenças, a perceber que o que é certo para nós em um dado tempo não o é para outras pessoas e outros tempos.
Já a moral diz respeito às nossas ações. O que fazemos no dia a dia, as decisões que tomamos estão ligadas à moral. Podemos fazer coisas morais, imorais ou amorais. Normalmente, será moral aquela ação em que agimos para além do nosso horizonte pessoal, quando fazemos algo para o bem de alguém ou de muitos, mesmo abrindo mão de nós mesmos: a moral está ligada ao altruísmo, que é o amor desinteressado ao próximo, o desprendimento.
Ações imorais são aquelas onde pensamos mais em nós mesmos que nos outros, onde priorizamos os nossos interesses em detrimento de outras pessoas. Quando usamos uma pessoa como meio para alcançar um fim que nos interessa, há grandes chances de estarmos sendo imorais. A imoralidade está ligada ao egoísmo - quando compreendemos o mundo do ponto de vista exclusivo de nosso próprio interesse. E podemos ser amorais, quando nossas ações não prejudicam nem ajudam. Por exemplo, quando vamos à banca da esquina e compramos um jornal, é muito provável que essa seja uma ação amoral, que não envolve nem egoísmo nem altruísmo.
Assim, nas empresas, as normas escritas são Códigos de Ética, que dão as linhas gerais do que a empresa entende como certo ou errado. As nossas ações dentro da empresa, à luz dos códigos, são morais, imorais ou amorais. Não usamos as palavra moral e imoral no dia a dia porque a palavra imoral acabou contaminada de um conteúdo sexual - as corporações preferem o eufemismo "antiético".
eu gosto muito de administração
No comments:
Post a Comment