Sunday, September 25, 2011

Matriz SWOT

Diante dos muitos desafios com os quais temos que lidar no dia a dia da gestão, um dos mais difíceis é justamente organizar o pensamento diante de tantas informações.

Uma forma bastante funcional de fazer isso é usar frameworks. São molduras mentais para enquadrarmos os principais fatores em uma linha de raciocínio. Podemos usar um framework para lidar com problemas ou para decidir o que fazer, com base em um conjunto particular de regras, idéias ou crenças.

Um dos mais famosos frameworks na Gestão de Empresas é a Matriz SWOT, que busca organizar o que há de bom e ruim dentro e fora de um ambiente empresarial, para alcançar um objetivo ou construir uma estratégia. Não há uma certeza sobre sua criação, mas parece ter sido consolidada em Harvard. Uma imagem simples exemplifica melhor:


Fatorespositivosnegativos
internosStrengthsWeaknesses
externosOpportunitiesThreats


Se temos um fator positivo interno, isto é uma força da empresa, é o S de Strengths. Se o fator interno for negativo, é uma fraqueza - é o W de Weaknesses.

No mundo exterior, acontece o mesmo: um fator positivo externo é uma oportunidade - o O de Opportunities; e, por último, se há um fator negativo no mundo exterior, chamamos isso de ameaça, é o T de Threats.

Assim, somos induzidos a pensar de maneira intuitiva, a partir da Matriz SWOT, o ambiente interno e externo, bem como os pontos fracos e fortes da empresa. Podemos ainda organizar esses fatores, de forma a concentrar os "piores momentos" da empresa no centro e otimizar os investimentos de tempo, pessoas e dinheiro. Coloque as forças mais fracas perto das fraquezas mais fortes; as piores oportunidades ao lado das ameaças mais poderosas e faça o seu Plano de Ação:


positivonegativo
internoS3W1
S2W2
S1W3
externoO1T3
O2T2
O3T1
eu gosto muito de administração

No comments:

Post a Comment